Resultados
Resultado 2017
Finalizamos a 6ª edição Nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.
Enfrentamos, em 2017, dificuldades para realização da OBFEP devido à não liberação, pelo governo federal, das verbas necessárias mas, entendendo a importância desse projeto e o prejuízo que representaria a sua suspensão, assumimos realizá-lo mesmo com restrições. Assim, o cadastramento das escolas só foi iniciado em julho e por um menor período, as inscrições foram abertas apenas para o 9º Ano do Ensino Fundamental e a 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio e a impressão das provas da 1ª Fase ficou a cargo das escolas – fatores responsáveis pela redução do número de escolas e alunos participantes – e não houve a parte experimental na 2ª Fase.
Na Bahia tivemos, na 1ª Fase, 9 mil alunos inscritos de cerca de 63 mil no País (desde 2013 a média nacional foi de 500 mil participantes), com a aplicação das provas da 2ª Fase, em 15 municípios do estado.
A OBFEP, criada em 2010 como projeto piloto para os estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo, tornou-se nacional a partir de 2012. Este é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que acontece em duas fases, com provas Teóricas e Experimentais, para estudantes do ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental.
A OBFEP na Bahia é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as Universidades Públicas e o IFBA, através de sub coordenações no interior do Estado. Este projeto, que é desenvolvido anualmente, tem na Bahia além da divulgação, organização e aplicação das provas, a realização de eventos de divulgação científica e o acompanhamento/reforço para estudantes de escolas públicas, e conta com o apoio da UFBA através de infraestrutura e de monitores do Projeto Permanecer e voluntários.
A Premiação Nacional da OBFEP, além dos estudantes, contempla seus professores e escolas. Assim, para cada tipo de escola (municipal, estadual e federal), estudantes recebem medalhas e certificados, seus professores recebem certificados e as escolas premiadas recebem placas pelo desempenho de seus alunos.
Em nível Estadual, são premiados os alunos com melhor desempenho em comparação com os participantes baianos, e seus professores.
.A Comissão Estadual agradece a colaboração dos professores e estudantes das Instituições Públicas parceiras desse projeto, dos professores e escolas inscritas que tornaram possível a realização das provas e atividades da OBFEP em todo Estado, e da FAPESB.
A Solenidade de Premiação acontecerá no dia 16 de junho (sábado), às 14 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador.
Na abertura da Solenidade teremos a Palestra “O Estranho Mundo do Ferrofluido” que será proferida pelo Prof. Dr. Marcelo Andrade Macedo da Universidade Federal de Sergipe.
Parabéns aos estudantes premiados, seus colégios e professores, e aos participantes da OBFEP!