• OBF 2009

    Home

    Bem-vindo à Olimpíada Brasileira de Física 2009!

     

    A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), voltado para estudantes do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares de todo País.
    Esta Olimpíada é organizada em nível Nacional por uma Comissão (COBF) e em cada estado por Comissões Estaduais, formadas por professores de Universidades Públicas. Na Bahia, este é um projeto de Extensão do Instituto de Física da UFBA em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESB, UNEB e UESC), a UFRB e a UNIVASF, através das Coordenações Regionais. Este ano contamos com coordenações em Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Conquista, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Salvador.
    A OBF ocorre em três fases: a 1ª Fase com provas objetivas, cuja aplicação e correção ficam a cargo dos professores das Escolas credenciadas; a 2ª e a 3ª Fases, com provas discursivas, com a aplicação sob a responsabilidade da Comissão Estadual, sendo que na 3ª Fase há também aplicação de prova experimental.

    A Bahia tem tido uma participação crescente a cada ano, tanto em número de escolas e estudantes, como em termos de classificados para as etapas finais. Em 2008 tivemos 316 escolas de 90 municípios, com cerca de 12.500 alunos na 1ª Fase. Já na 2ª Fase ficamos em 3º lugar em número de classificados nacionais com 2.900 estudantes sendo que, para a 3ª Fase, foram classificados 57, e destes 35 estudantes conquistaram medalhas em todas as séries em nível nacional. A OBF tem dentre seus objetivos promover a divulgação da Física e a aproximação entre as Universidades e Escolas. Assim, a Comissão Estadual tem desenvolvido ações como Oficinas, Cursos, Seminários e mostra de experimentos para professores e estudantes do ensino médio e fundamental; em 2008 promovemos a visita de escolas públicas a laboratórios do Instituto de Física – UFBA, além de participarmos da Semana de Ciência e Tecnologia no Colégio Central e da Semana de Matemática da UFBa.

    A OBF tem o apoio do CNPq mas sua realização ocorre graças à dedicação e trabalho voluntários tanto das Coordenações como dos colaboradores, professores e estudantes das Instituições Públicas, a quem agradecemos.Para que uma escola possa participar, é preciso que um professor se credencie junto à OBF, entrando em “Inscrição Professor” e fornecendo o INEP da Escola. O credenciamento deve ser feito a cada ano e em 2009 o período de credenciamento vai até 13/agosto. Conclamamos os estudantes, professores e escolas a participarem da OBF 2009 e esperamos contar nessa edição com uma participação tão ou mais representativa que em 2008!

     

    A Comissão Estadual.

     

    Voltar ao topo.