• OBF 2014

    Bem Vindo!

    Bem-vindo à Olimpíada Brasileira de Física 2014!

    A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), voltado para estudantes do Ensino Médio e as duas últimas séries do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares de todo País.
    A OBF, criada em 1999, é organizada  por uma Coordenação Nacional e Coordenações Estaduais, formadas por professores de Universidades Públicas.
    A OBF ocorre em três fases: a 1ª Fase com provas objetivas, cuja aplicação e correção ficam a cargo dos professores das escolas participantes; a 2ª e a 3ª Fases, com provas discursivas, tem a aplicação sob a responsabilidade da Comissão Estadual, sendo que na 3ª Fase há, além da teórica, a prova experimental.
    Além de promover desafios e incentivar o estudo da Física, a OBF seleciona e prepara equipes para representar nosso país em duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha, em que o Brasil se destaca conquistando o primeiro lugar em vários anos;  e a International Physics Olympiad (IPhO), em que participam países de todo o mundo -  o Brasil tem melhorado o desempenho nessa olimpiada conquistando medalhas a cada edição.
    A Bahia tem tido uma participação crescente a cada ano, tanto em número de escolas e estudantes, como em classificados para as etapas finais. Em 2013  nossos estudantes conquistaram medalhas em todas as séries em nível nacional, com estudantes classificados para as seletivas das Olimpíadas Internacionais. Tivemos 150 escolas participantes em que 11 mil alunos fizeram a 1ª Fase, de 28 mil no Brasil. Já na 2ª Fase foram 2.600  classificados da Bahia,  dos quais 189 passaram para a 3ª Fase e, destes, 36 conquistaram medalhas em nível nacional.
    Na Bahia, este é um projeto de Extensão do Instituto de Física da UFBA em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESB, UNEB e UESC), a UFRB, a UNIVASF, a UFOB e os diversos campi do IFBA, através das Coordenações Regionais.
    A OBF tem dentre seus objetivos promover a divulgação da Física e a aproximação entre as Universidades e Escolas. Assim, a Comissão Estadual tem desenvolvido ações como Oficinas, Cursos, Seminários e mostra de experimentos para professores e estudantes do ensino médio e fundamental, além de trabalho de acompanhamento de estudos em Física, de alunos de escolas públicas de Salvador. Essas atividades contam com a participação de Monitores das Universidades.
    A OBF tem o apoio do CNPq mas sua realização ocorre graças à dedicação e trabalho voluntários tanto das Coordenações como dos colaboradores - professores e estudantes das Instituições Públicas - a quem agradecemos.
    Para que uma escola possa participar, é preciso que um professor se credencie junto à OBF, na página nacional – www.obf.org.br . O credenciamento deve ser feito a cada ano.
    Conclamamos os estudantes, professores e escolas a participarem das atividades da OBF 2014!

    A Comissão Estadual

    Visite a Página Nacional da OBFEP Visite a Página Nacional da OBF Resultado Final OBFEP 2013: Lista de Premiados