Sobre
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014 e 2015 em nível nacional, e acontecerá em 2016, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
Quem poderá participar da OBFEP 2016
- Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável.
- Para indicação do(s) professor(es) responsável(is), cada Escola deverá preencher em inscrições o cadastro de credenciamento on line seguindo o calendário da OBFEP .
Como participar
- A participação de estudantes na OBFEP 2016 será somente através da Escola que nomeará um professor ou representante, que será responsável pela organização local da OBFEP.
- A OBFEP 2016 ocorrerá em 2 (duas) Fases.
Como ocorrerão as inscrições
- O Credenciamento das escolas será realizado no período de 25/03 a 27/05/2016 através do portal: www.obfep.org.br
- Para a 1ª Fase da OBFEP cada escola indicará, no Credenciamento, apenas o número total de seus alunos que efetivamente farão a prova em cada ano/série. Não haverá inscrição individual por aluno.
- O número de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º Segmento Fundamental deverá ser informado como do 9º ano e os do Ensino Médio como da 1ª Série.
- Para a 2ª Fase serão classificados os alunos que atingirem a Nota Mínima definida pela Comissão da OBFEP após análise do desempenho dos estudantes na 1ª Fase.
Como e quando serão as provas
- Em cada fase os alunos participantes da OBFEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A– alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas. Nível B – alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas. Nível C– alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.
- Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º Segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) deverão realizar as provas do Nível A. Os de Ensino Médio, a prova do Nível B.
- As provas da 1ª Fase conterão questões de múltipla escolha e serão realizadas no dia 11 de agosto (quinta-feira), na própria escola. A aplicação das provas com duração de 3h (três horas) poderá ser feita em todos os turnos da escola. Após a aplicação da prova os professores deverão recolher todo o material (caderno de questões e folhas de respostas) e manter o material consigo até um dia após a divulgação do gabarito oficial (ver calendário). Os alunos participantes devem ser instruídos pelos professores que não é permitida a transmissão/publicação de comentários sobre o conteúdo da prova (através de qualquer meio, redes sociais ou similares) durante o dia de aplicação da prova.A violação deste item implicará na desclassificação do aluno e da escola.
- As provas da 2ª Fase constarão de questões teóricas e experimentais, serão realizadas no dia 18 de outubro (terça-feira), terão a duração de 4 (quarto) horas e poderão ser feita em apenas um dos turnos da escola (matutino, vespertino ou noturno). As provas da 2ª Fase serão aplicadas pelo Professor Responsável pela OBFEP na escola e as questões teóricas e experimentais serão discursivas e específicas para cada Nível.
- O Professor Responsável pela OBFEP na escola deverá encaminhar pelos Correios até o dia 20 de outubro de 2016 (quinta-feira), para a Coordenação Estadual , os Cadernos de Resolução das provas realizadas na 2ª Fase. O envio deve ser feito por SEDEX, PAC ou Carta Registrada. Só serão corrigidos e considerados para classificação dos estudantes, os Cadernos de Resolução postados pelo Professor Responsável até o dia 20 de outubro de 2016 (quinta-feira).
Outros itens da OBFEP 2016 podem ser obtidos lendo o Regulamento.